Translate / Traduza

English French German Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

terça-feira, 12 de abril de 2011

Coluna Livristica: É Agora ou Nunca



Katherine e Tara são amigas desde a infância. Katherine e Tara conhecem Fintan quando estão na adolescência. Katherine, Tara e Fintam conhecem Liv em Londres – apesar de terem nascido em Dublin – e Liv mora uns tempos com elas (quando Fintam se muda para viver com Sandro). Katherine, Tara, Fintam e Liv não moram mais juntos e cada um seguiu a sua vida.

Tara mora com o namorido (odeio essa expressão) Thomas. Um mala. Autoritário, antissocial, chato, nojento, etc etc. Ninguém gosta dele e ele não faz questão de gostar de ninguém. Liv é uma sueca bonita e meio perdida, que ainda não sabe o inglês direito e anda de rolo com um homem casado. Fintam é gay. E a história se desenrola a partir dele. Katherine. Como começar a falar de Katherine? Katherine é independente, fria, não socializa na empresa onde trabalha, é séria, não aceita elogios, é constantemente sarcástica, odeia que flertem com ela, etc etc. Mas é uma manteiga por dentro, tadinha.

O fim de sua história de amor lhe parecera o luto pela morte de alguém, e agora a morte de alguém lhe parecia o fim de uma história de amor.”

É Agora... ou Nunca é um livro de Marian Keyes, a mesma autora de Melancia. É neo-romance (daqueles que os personagens não são meninas retardadas que se apaixonam por caras épicos ao crepúsculo) e Marian sabe ministrar este gênero como poucos. Seus personagens lembram pessoas do nosso dia a dia e suas situações são quase tão piores quanto as de qualquer um.  Presos ao cotidiano e a sua vida na linha entre o ‘ruim’ e ‘é o que tem’, eles são forçados a mudar isso quando recebem a notícia de que Fintan está doente.


– É estranho... (...) – Parece que se passaram apenas cinco minutos desde que estivemos aqui no hospital, ontem. É como se o sono da noite passada nem tivesse acontecido.”

A morte se torna, então, uma parte constante da vida dos quatro.  E viver do jeito que estavam, não dá mais. Tara e Katherine prometem ao amigo que farão tudo o que ele pedir. Graças s às suas exigências malucas, elas se dão conta de que estão em uma época iminente em suas vidas, onde terão que – mesmo contrariadas – a fazer com as coisas realmente aconteçam em suas vidas.

 “– (...)  Para falar a verdade, umas duas vezes ele até foi carinhoso comigo, mas continuo com uma sensação horrível, como se estivesse com uma guilhotina sobre a acabeça, e estou super angustiada

Apesar do tema pesado, o livro é leve, com boas sacadas de humor, referências e melodrama, bem típicos da autora.  Satiriza a insegurança da mulher e absolutamente todos os sentimentos que a acompanham.


Se você se interessou pelo livro, adquira-o aqui:


2 comentários:

Olha, a Marian é fodaaa, tenho quase todos livros dela, e são hilarios e viciantes,É agora ou nunca é otimo ! =)

Como qualquer livro da Marian Keyes, esse também é imperdível! Super indico =]

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More