Translate / Traduza

English French German Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Velozes e Furiosos - Critica

“Ele é um modelo de autocontrole.”


Brian O’Conner é cara que quer respeito de Dominic Toretto, um famoso corredor de corridas ilegais. Para tanto, ele tenta se aproximar dele numa corrida e acaba devendo um carro para Dom. Assim, Brian começa a trabalhar junto com Dom, enquanto se apaixona pela irmã dele, Mia Toretto. Mas Brian não é o cara que aparenta ser e tem objetivos ocultos.


O roteiro do filme não é o ponto de destaque aqui. Seguindo uma história clichê de policial infiltrado numa gangue de corredores de rua, que tenta descobrir se um deles tem culpa no cartório. O final para o qual o filme se encaminha pode parecer surpreendente a primeira vista, mas se parar para analisar como a trama vai se desenrolando, se torna um tanto quanto óbvia. O roteiro existe, lógico, mas de longe é o que realmente importa.


O que importa? Os carros, a ação, a tensão, a velocidade. Praticamente é o que as câmeras põem em foco o tempo todo. Os carros tunados, com seus motores roncando alto e prontos para um racha. Não que isso seja ruim, é até muito bem feito no filme. As cenas com os carros em alta velocidade são ótimas e muito bem feitas. Mas tentar caminhar ao longo do filme focado apenas nisso é que o problema.


No elenco, apenas Vin Diesel agrada. Como um antagonista, mas não sendo ao mesmo tempo, ele é o ator que mais agrada em cena. Dom, seu personagem, é carismático. O mesmo, porém, não pode ser dito do protagonista Brian, interpretado por Paul Walker. O ator não transparece nada em tela e não há uma conexão entre quem assiste e ele. Uma pena.


Velozes e Furiosos, no final das contas, é um filme testosterona, feito para machões. Tem carros tunados, tem nitro, tem velocidade e tem mulheres. Algumas vezes até dando uns amassos. Entretêm enquanto dura e é esquecido tão rápido quanto um carro com nitro no máximo.


“I need NOS.”


The Fast and the Furious, Ação, EUA 2001. Direção: Rob Cohen. Elenco: Paul Walker, Vin Diesel, Jordana Brewster, Michelle Rodriguez, Ted Levine, Rick Yune, Chad Lindberg.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More