Translate / Traduza

English French German Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

quarta-feira, 23 de março de 2011

Não Me Abandone Jamais

“Os alunos de Hailsham são especiais.”


Kathy, Tommy e Ruth são três amigos que vivem num mesmo internato. Kathy é apaixonada por Tommy, mas esse se envolve com Ruth, justamente a melhor amiga da primeira. Juntos, os três crescem e chegam à vida adulta, envolta de sentimentos e de um inevitável destino que os três compartilham.


Vendo a primeira vista, o roteiro do filme parece ser mais um daqueles dramas românticos. Mas com certeza não é. Ele é de uma profundidade impar. E o caminho que ele segue é mais imprevisível ainda. Por isso o bom é ir assistir ao filme sabendo pouco, para não estragar o que o filme reserva. Mas fica a dica: ele tem um pé na ficção científica.


Mas não é filme para todos. É preciso ir de cabeça aberta e aceitar o que o filme propõe. E aí sim poder embarcar na jornada com esses três. Mas é uma jornada triste, e tudo no filme remete à essa melancolia: cenários, figurinos, os próprios personagens, passiveis do destino que os espera.


O trio principal é interpretado por Keira Knightley (Ruth), Carey Mulligan (Kathy) e Andrew Garfield (Tommy). Keira interpreta uma garota arrogante, que imita o que vê e que sempre quer o que sua amiga quer. Carey é a garota quieta, que não conversa com ninguém e que demonstra suas emoções mais pelo olhar. E Garfield é o garoto de bom coração mas que explode em acessos de raiva.


O filme podia ser dividido em duas partes: a parte muito boa e a parte dispensável. A parte boa leva a pensamentos, questionamentos, dúvidas a cerca da vida, morte, seus valores e muito mais. A parte dispensável é a romântica que, mesmo sendo boa, poderia ser deixada de lado para mais contemplação.


É um filme triste, melancólico, que faz com que pensemos sobre o real valor da vida e da morte. Você tem que ir disposto a ver o filme e se entregar para o que ele propõe. Baseado num livro de Kazuo Ishiguro de mesmo nome ( e considerado pela Revista Time como o melhor da década). Um filme triste, singelo, belo e pensativo.


“My name is Kathy H.”


Never Let Me Go, Drama/ Ficção científica, EUA/ Reino Unido 2010. Direção: Simon West. Elenco: Carey Mulligan, Keira Knightley, Andrew Garfield, Charlotte Rampling

1 comentários:

É muito bom saber que é um filme baseado em uma obra literária não é motivo para decepção, algo relativamente raro. Como amo romance, a curiosidade de assistir esse filme aumentou, principalmente para saber se também vou achar partes dispensáveis ou se vou gostar do filme por completo - quando sua crítica é positiva, já acredito que vai me agradar. Escrever sobre o que gostamos pode ser difícil, como alguém me disse uma certa vez, mas você sabe lidar com isso.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More