Translate / Traduza

English French German Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cilada.com - Critica


“Tirado da teta da vaca.”

Vindo de uma série de televisão de sucesso, Cilada.com reúne José Alvarenga Jr, um diretor já com experiência em levar uma série para as telas do cinema (vide os dois Os Normais), e Bruno Mazzeo, um comediante carismático e que era um dos fatores de sucesso da sua versão televisionada. Mas será que apenas isso basta para transformar algo que era bom numa mídia em algo que continue bom em outra?

Na história, Fernanda flagra seu namorado, Bruno, a traindo. Para se vingar, ela coloca na internet um vídeo deles, numa relação amorosa que acabou incrivelmente rápida. A partir daí Bruno vê sua vida se tornar um inferno, seja no trabalho com seus colegas e um trabalho mal sucedido, seja nas suas sucessivas investidas de se redimir com a namorada.

E aí começa uma sobreposição de cilada em cima de cilada. É uma situação tão inesperada seguida de outra igualmente sem nexo algum que chega ao ponto do próprio personagem não crer no que está acontecendo. E tal sucessão de eventos chega ao ponto de testar a paciência de quem assiste. Há momentos engraçados aqui e acolá, mas eles causam risos, não risadas.


O humor, aliás, se mostra forçado e caricato em diversas situações. Tem o constrangimento, tem o clichê, tem as tiradas dos amigos (o melhor), tem bunda desnuda, tem palavrões proferidos aos montes. Há até reciclagem de um vídeo de internet que na trama acontece numa reunião de autoajuda que não gera graça alguma e não desenvolve em nada o personagem. Chega ao ponto de recorrerem ao escatológico, mesmo que esse não seja escancarado. Há diversas piadas que não levam a nada e que são facilmente esquecidas ao longo da trama e após o seu fim. Tudo bem que o que não pode ser engraçado para mim, pode ser para o outro. Mas acredito eu que faltou um apuro maior para selecionar as piadas.

O roteiro do filme, escrito pelo próprio Bruno e Rosana Ferrão, segue duas vertentes: o humor com as situações do vídeo e o romance entre os personagens Bruno e Fernanda. E aqui que reside uma das principais, quiçá a maior fraqueza do filme: sua história. Ora contando sobre a ejaculação precoce do personagem, ora voltando flashbacks e tentativas de desculpa, o longa não decide por qual caminho seguir.  Quando se volta para o humor, também peca por não se decidir entre o crível e o nonsense. E quando corre para o romance, a única dificuldade imposta se mostra falha e que poderia ter sido resolvida em qualquer parte da história. Ficou faltando uma decisão por qual caminho seguir e o desenvolver, em vez de seguir dois ao mesmo tempo e não os desenvolver por igual. E ainda por cima jogando algumas subtramas desnecessárias que não apresentam nem um final (o caso publicitário).


Constantemente filmado em cenários internos e com planos sempre fechados, o único alívio fica por conta de uma cena entre Bruno e seu melhor amigo, sentados na beira de um prédio, com uma câmera focando o personagem de Bruno sempre a esquerda e com um plano um pouco mais aberto, emulando o quanto ele está sem foco e como a vida dele anda na beira de um precipício. A melhor cena do filme. Mesmo que o diálogo, que poderia ser esclarecedor e desenvolvedor para Bruno, se mostra mais cômico.

Cilada.com é um filme que não decide por qual caminho trilhar, tem diversas cenas de humor forçado e caricato.  A falta de uma identidade e de algo que faça com que o espectador compre e se identifique com o que acontece pode gerar uma descrença ainda maior. Cilada.com poderia muito bem ser um dos outros especiais de fim de ano dispensáveis.


“Holy shit, não quero nem pensar.”


Cilada.com, Comédia, Brasil 2011. Direção: José Alvarenga Jr.. Elenco: Bruno Mazzeo, Fernanda Paes Leme, Augusto Madeira, Carol Castro, Fabiula Nascimento, Fúlvio Stefanini, Sérgio Loroza, Thelmo Fernandes, Marcos Caruso, Luis Miranda, Débora Lamm, Alexandre Nero, Karla Karenina, Dani Calabresa, Milhem Cortaz, Rita Elmôr e Fernando Caruso.

3 comentários:

ah!, fica queto o filme é bom sim!

eu ñ vi o filme,tmbm ñ boto fé nele.

tu é um pessimo critico q tbm ñ sab escrevr nm pontuar.


ps:escrevi assim pq usei a linguagm, internetes

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More