Translate / Traduza

English French German Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Quinta Musical - 07 de julho


   Saudações.
   Hoje eu selecionei três músicas têm uma semelhança entre si: todas falam sobre guerra. Muitos de vocês podem achar que a guerra é apenas uma coisa horrível, onde atrocidades são cometidas por todos os envolvidos e a população sofre mais do que antes da guerra, levando muitos à morte e à invalidez e devastando a Economia. Outros podem achar que a guerra é aquela coisa "romântica", retratada por diversos filmes, onde existem os heróis e os vilões, e os heróis sempre ganham porque um ou dois soldadinhos fizeram algo que mudou o curso da História.
   Entretanto, a guerra é tudo isso e mais um pouco. A guerra é acima de tudo algo que acompanha a civilização desde sua criação, e é algo muitas vezes necessário para as nações envolvidas, onde os seres humanos são postos a prova, mostrando seus verdadeiros valores tanto para com os aliados quanto para com os inimigos, e até onde são capazes de ir pela Nação a qual representam.
   Sendo assim, vamos às músicas:



   Quando a temática da música é guerra, o Sabaton é ponto de referência, já que suas músicas são quase sempre sobre esse assunto. "Panzerkampf" fala sobre a investida Nazista sobre a gélida União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial, durante o verão de 1943. Investida essa que falhou justamente devido à lentidão do avanço nazista e a chegada do inverno, e ao fato do inverno na URSS ser extremamente rigoroso, tendo as tropas nazistas não resistido a um dos fatores essenciais em uma batalha: o clima (ao qual os soviéticos estavam acostumados, e consequentemente, levaram vantagem).






   Uma das músicas mais emocionantes do Dropkick Murphys, "The Green Fields of France" é o relato de um homem que se senta ao lado de um túmulo em um cemitério, e começa a imaginar como foi a vida e a morte do soldado lá enterrado, Willy McBride. Willy ainda era um garoto, tinha 19 anos, quando foi enterrado, depois de ter morrido numa batalha durante a Primeira Guerra Mundial. A música também analisa alguns pontos presentes na vida de quem é enviado à guerra, como por exemplo a posição do soldado em relação ao combate, que é ignorada, e que o leva a obedecer às ordens e ir para a batalha da mesma forma, estando exposto a todos os perigos que ela oferece e sem saber se de lá retornará vivo.




   Podendo render alguma polêmica ou insatisfação, "Bound for Glory" é uma banda que toca músicas relacionadas à cultura Nazista/Neo-Nazista, e independente desse fato, "Unknown Soldier" não é uma música de ódio ou algo do tipo, e sim de contemplação dos efeitos da guerra, o que se encaixa no propósito do post. A música fala sobre a morte de um soldado que lutava por algo que ele não acreditava, muito menos sabia do que realmente se tratava. Fala sobre a indiferença das pessoas em relação àqueles que deram a vida para protegê-las, e à futilidade das razões pelas quais os governos entram em guerra. Principalmente no trecho: "You fought pitched battles, facing constant heat // Now the enemy is living on your old street", a banda deixa claro que o conceito de inimigo pode mudar de uma hora pra outra, dependendo da posição do governo e da população, independente das guerras de outrora e dos que morreram defendendo o propósito das mesmas.

 Espero ter agradado a todos sem ter ofendido ninguém. Um abraço do seu coleguinha de todas as quintas. =D

P.S.: Queria deixar bem claro aqui que não sou nazista, racista, ou qualquer coisa que possam achar sem ao menos me conhecer. :)

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More