“Meu nome é Ponyo.”
Ponyo- Uma amizade que Veio do Mar mostra a história de uma peixinha que sobe para a superfície para conhecer o mundo, mas devido à poluição, quase morre. Salva por Susuke, eles começam uma grande amizade. Mas o pai de Ponyo a leva embora, mas o laço de amizade entre ela e o garoto está feito e não há como distanciar-los.
O enredo todo do filme tem uma pitadinha de “A Pequena Sereia” e de “Pinoquio”, pois mostra a peixinha querendo se tornar uma garotinha e viver com seu amigo. Aliás, não espere grandes cenas de ação, pois o que leva o filme todo é justamente a pura e sincera amizade entre Susuke e ela.
Os desenhos, a qualidade da animação de Hayao Miyazaki são uma obra prima à parte, muito bem feitos. Há única critica feita, e não é ao filme, é que poderia ter sido lançado antes. Poxa, dois anos é muito tempo, ainda mais hoje em dia.
De resto, é um filme excepcional, como todos do gênio Hayao. Vale muito a pena ver, ainda mais esse final de semana com outra estreia um tanto quanto fraca.