Translate / Traduza

English French German Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Coluna Livristica: Um Dia



Dexter Mayhem e Emma Morley se conheceram em 1988, durante a festa de formatura da universidade. Ambos sabem que irão seguir caminhos diferentes no dia seguinte, mas após um único dia juntos, eles não conseguem para de pensar um no outro. Mesmo levando vidas diferentes e na maioria do tempo separadas, Dex e Em não conseguem esquecer o sentimento que surgiu naquela noite e surge uma amizade incrível entre eles. E ao longo dos próximos vinte anos, a história dos dois se desdobra, sempre no mesmo dia, 15 de julho.

Como posso começar a resenha desse livro? Dizer que gostei ou que é um livro bacana é ser banal e simples demais. Um Dia é um livro que não cotna apenas uma história de amor, mas sim uma história praticamente real que é narrada ao longo de duas décadas, uma história sobre uma amizade que é construída e que amadurece e as consequências dela na vida dos dois.

O autor do livro, David Nicholls, utiliza uma forma diferente de conduzir a trama: os vinte anos são mostrados através de capítulos, onde cada ano é um capitulo. E cada capítulo se passa num único dia do ano: 15 de julho (o dia em que eles se conheceram). Algo que no começo pode parecer um pouco estranho e confuso no começo, se mostra prazeroso e que enriquece ainda mais a trama, pois acontecem diversos fatos de um 15 de julho para o outro e não ficamos sabendo de tudo, mas sim de fragmentos dele e a cada ano, o choque que ocorre pelos caminhos que os personagens estão levando é surpreendente.

“Foi um dia memorável, pois operou grandes mudanças em mim. Mas isso se dá com qualquer vida. Imagine um dia especial na sua vida e pense como teria sido seu percurso sem ele. faça uma pausa, você que está lendo, e pense na grande corrente de ferro, de ouro, de espinhos ou flores que jamais o teria prendido não fosse o encadeamento do primeiro elo em um dia memorável.”
Charles Dickens, Grandes Esperanças

A história de Dex e Em é muito cativante. E mostra de uma forma bastante crível como um único dia e como uma única pessoa pode mudar toda a sua vida ou todo o seu ano seguinte. A história dos dois é sobre o amor que um tem pelo outro, mas o foco fica na amizade que os mantem juntos, mesmo após tantos anos. Há momentos divertidos, mas em sua grande maioria a história é dominada por momentos tristes.

Outro ponto muito bom e forte do livro é o realismo do mesmo. A forma como a história é contada é extremamente real e todos os sentimentos despertados também são reais e intensos. É uma realidade que não incomoda, mas que faz pensar. Pensar sobre a nossa própria vida e o caminho que tomaremos em deterioramento dos sonhos que tínhamos quando mais novos.

Um Dia é uma leitura recomendada. Não vou dizer obrigatória porque ninguém é obrigado a nada. Mas se eu fosse indicar um livro do qual eu gostei de coração até agora em 2011, indicaria esse. O que eu disse aqui não chega aos pés do quanto eu realmente gostei do livro. Merece um tempo e disposição para conhecê-lo e se apaixonar.

Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse
te dar só um presente
para o resto da sua vida seria este.
Confiança.
Seria o presente da Confiança.
Ou isso ou uma vela perfumada.


Para completar, o livro será adaptado para os cinemas com Anne Hathaway e Jim Sturgess como Emma e Dexter respectivamente. Fique abaixo com o pôster e o trailer do filme.




E caso você tenha se interessado pelo livro, é só clicar na imagem e comprar (eu recomendo).


0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More