Translate / Traduza

English French German Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Carros 2 - Crítica

“Focinho de canelone.”


Era inevitável. Mais dia, menos dia, a Pixar acabaria derrapando. Após mais de uma década produzindo verdadeiras obras primas e que priorizavam a originalidade, Carros 2 surge como uma continuação caça niqueis, visando apenas dinheiro e não trazendo nada de novo. E o pior, se tornando algo que a empresa sempre fugia: clichê.

Na história acompanhamos Relâmpago McQueen numa corrida ao redor do mundo para promover um novo combustível alternativo e limpo. Mate, seu melhor amigo, vai junto e sem querer, acaba entrando numa tramoia de espionagem americana, sendo confundido com um espião e tendo que participar de uma missão ao lado da novata Holley Caixa de Brita e o agente veterano Finn McMíssel para descobrir quem é o responsável por tentar acabar com o novo combustível.

Como é possível ver pela sinopse, a trama do filme se mostra uma das mais simplórias e clichês já feitos pela Pixar. Com o roteiro escrito por Ben Queen, a trama decide não fazer mais do mesmo, mas falha no caminho que decide tomar. O tema de espionagem surge em cena e segue todos os preceitos e caminhos já estabelecidos por esse gênero, sem trazer algo de inovador, tão presente nos filmes da empresa. Há o espião inteligente, a novata e o herói que cai de gaiato na confusão. Até mesmo o vilão da história se torna previsível e ainda assim, é descoberto envolto de muitos furos.


Mate foi alçado ao posto de protagonista. McQueen cai para um personagem secundário que aparece em parcas cenas em prol do maior tempo em tela de Mate. Antes um personagem secundário que, ao mesmo tempo em que trazia algo um pouco dramático também tinha nele os momentos engraçados, aqui o fato dele de tornar o principal obriga que a cada minuto em que ele esteja em tela, seja dita alguma piada ou que ele faça algo atrapalhado em tela. E isso diminui a força dele como personagem principal.

Esse se torna o principal problema desse novo filme da Pixar: a falta de comprometimento por trazer algo novo e se ancorar em formulas pré-estabelecidas e não dar uma maior profundidade a trama. Carros 2 é um filme que tenta a todo custo tirar alguma risada do espectador, que traz um conflito forçado entre os amigos e que chega ao ápice de soltar frases artificiais do tipo de “aceitar como ele é”. Algo que a Pixar nunca precisou utilizar para criar ótimas histórias e personagens cativantes.


A animação, por outro lado, é impecável. Todas as texturas, as cores brilhantes e metálicas criam um universo mecânico crível e muito bonito. Cada carro é feito com um esmero ímpar para mostrar que cada um é único. E a animação não fica somente nesse campo, ela também ambienta muito bem cada país, como o oriente, os carros japoneses remetem aos animês, com cores fortes e cenários amplos e muito coloridos.

A ação do filme se mostra muito competente. Sendo jogadas para segundo plano, as corridas são rápidas como deveriam ser, mas perdem o foco para as partes de ação de espionagem. Chega a surpreender tamanha violência presente nesse filme, com direito a carros sendo explodidos, tiros de armas e misseis explodindo a torto e direito. Mas nada que comprometa essas cenas.

A hora havia de chegar. E ela chegou com Carros 2. Preguiçoso, previsível e formulaico, é um filme competente nos quesitos de  animação e ação, mas peca por faltar aquele elemento Pixar presente nos outros.


“Inteligência mecânica.”


Cars 2, animação/infantil, EUA 2011. Direção: Brad Lewis. Vozes originais de: Owen Wilson, Larry the Cable Guy, Emily Mortmer, Jason Issacs, Thomas Kretschmann, Michael Caine, John Turturro, Joe Mantegna, Eddie Izzard, Bruce Campbell, Vanessa Redgrave, Franco Nero.

15 comentários:

pelo menos dê os devidos créditos ao cinemaemcena.com.br...

Bom discordo da sua opnião...foi um filme engraçado e ótimo para o seu público alvo...crianças! E certamente irá gerar muita renda, pois a receita citada como clichê, ou sem graça. Prende a atenção de todos no cinema. A não ser que você seja um caça erros! uma pessoa que não se envolve com o filme está lá apenas para ver os pontos negativos!

Anônimo 1: Cara, eu fiz o curso do Pablo, não copiei nada da crítica dele :) Aliás, eu li depois de ter feito a minha.

Anônimo 2: Discordo totalmente. Renda não tem nada a ver com qualidade de filme. Tem é que se analisar o filme na instância de filme e mais profundamente. E me desculpe, não cacei erros, apenas expus os que eu achei visíveis. Apenas isso :)

Abraço a todos

Filme muito bom, nao concordo com sua critica

Aff, críticos e blogueiros que se dizem críticos são tão burros. X-Men Primeira Classe é muito clichê e é uma merda, tudo jogado na cara, tudo repetitivo. E todo mundo elogiou.

Carros 2 é sensacional, trilha sonora excelente, ótimas histórias sobre amizade e foi aplaudido de pé na pré-estréia.

Blogueiro, pare de fazer críticas sobre filmes, você não nasceu pra isso.

Anônimo 3: Tudo bem :) Ninguém é obrigado a concordar com nada que eu escrevo :) Discordar leva a conversa. Se todo mundo gostasse de tudo, seria um saco =]

Anônimo 4: Dei motivos claros do porque X-Men é bom porque Carros 2 é ruim. Se você gosta de cinema e se aprofundar um pouco, irá entender :)

Abraço a todos.

Pow cara se tu não gostou problema é seu eu assisti e achei melhor do que o primeiro filme então você deveria guarda sua opinião para você,já que o filme é direcionado ao público infantil.

Acabei caindo aqui partindo do ocioso.com.br e vi este post patético. Resumindo: O filme é bom, você é um péssimo crítico.

Eu Assisti no cinema e achei muito bom ! e essa sua crítica não está muito correta não ! Esse filme é simplesmente muito bom comparado a muitos outros por aí ...

Anônimo 5: Feito para um público infantil, mas analisado como um filme :) Gostou bem, não gostou bem também :)

Anônimo 6: Obrigado pelo tenro elogio. Vou coloca-lo junto com os outros :D

Culchesk: Não é questão de ser correta ou não caro. Eu analisei o filme de um ponto de vista critico. Eu amo os filmes da Pixar, ela sempre acerta nos temas, nos tons, nas camadas do filme. Ela sempre fugiu do comum. Mas nesse caso o comum predominou o filme e tem sim coisas equivocadas. Pode ser muito bom comparado a outros, mas quando se analisa um filme, analisa ele só, não comparando com outros. E isolado, é sim um filme abaixo da média.

Abraço a todos e continuem me elogiando ;D

Pode até ser clichê, mas eu adorei o filme...

É um filme para crianças cara. Relaxa meu! Queria o que?

Cara, é só um filme.


TENSO!

Guilherme: Que bom que você gostou cara, sério mesmo :) Eu queria ter gostado, mas como sendo Pixar, achei abaixo do normal.

Jack: Tô relaxado :) Mas tipo, eu analiso o filme independente do público.

E pra completar: Se vocês gostaram, ótimo. Não estou aqui pra falar se você deve ou não ver. Estou para analisar o filme :) Cabe a vocês lerem, absorverem algo e prosseguirem. Não há a menor necessidade de xingamentos. E sim de discussões saudáveis com argumentos.

Abraço a todos.

Abraço a todos.

foi o pior filme da pixar que eu já vi saiu e muito do roteiro original, sou apaixonado por carros,mas esse segundo filme não vale nem o ingresso

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More