Translate / Traduza

English French German Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

terça-feira, 28 de junho de 2011

Coluna Livrística: A Guerra dos Tronos


“A Guerra dos Tronos é a mais importante obra de fantasia desde que Bilbo encontrou o anel.”

SF Reviews

Pode parecer exagero, puxa-saquismo ou hiperbolismo. A verdade é que, mais de cinquenta anos depois de ter sido lançado O Senhor dos Anéis de Tolkien, Guerra dos Tronos ser digno dessa comparação não é simples coincidência. George R. R. Martin teve a sutileza de escrever uma obra fantasiosa sem florações, com uma abrangência incrível de descrições e personagens. Não tenho o costume de criticar obras com mais de um volume, já que o primeiro livro ser bom não indica que os próximos também serão, mas Guerra dos Tronos é exceção.

O livro um, As Crônicas de Gelo e Fogo conta a história dos Sete Reinos , do longo Verão – que pode durar décadas - e da chegada do longo Inverno, que dura uma vida toda. A história gira em torno da família do lorde Eddard Stark, morador do castelo de Winterfell, ao Norte. Stark aceita a prestigiada posição no Reino de ser Mão do Rei, virando o principal conselheiro do seu antigo amigo, Robert Baratheon. Deixando sua esposa e dois dos seus filhos, Ned parte para o Norte não apenas para atender ao pedido do Rei mas também para investigar a morte do antigo conselheiro real, Jon Arryn, supostamente morto pela família da Rainha, os Lannister.

Além de seguir essa linha, o livro um também segue outras duas: ao Leste, com os irmãos Viserys e Daenerys, filhos do antigo Rei Aerys II subjugado e usurpado por Robert. Viserys se considera verdadeiro herdeiro do trono e mantém sede de vingança pelo Reinado. Crente do “Despertar do Dragão” – quando milhares de homens se reunirão ao seu exército para tomar o lugar que lhe pertence – ele casa Dany, com seus treze anos, com o senhor de guerra, Khal Drogo.

A outra é n’A Muralha, lugar para onde o filho bastardo de Eddard, Jon Snow, foi se juntar a Patrulha da Noite. Apesar de morar no reinado de Winterfell, ter os mesmos privilégios dos irmãos, Jon não se sente como membro da família, principalmente por Catelyn Stark – senhora de Eddard – odiá-lo. Jon junta-se ao seu tio e é ao pé da Grande Muralha que ele descobre os Outros, sujeitos “sem lei” muito mais temidos no longo Inverno, além de todos os outros perigos da Floresta Assombrada.

É no Sul e como Mão do Rei que Eddard descobre que está em grande perigo quando começa a investigar mais a fundo os mistérios que rondam, não somente o Sul, como o Norte, onde sua mulher mantém prisioneiro um dos irmãos de Cersei Lannister, o anão Tyrion Lannister. Aliás, Tyrion e Daenerys são os únicos que tem ponto de vista no livro, sendo que os outros são todos pertencentes à família Stark. (O livro é dividido através do ponto de vista de cada um.)

Talvez seja a mudança na hora certa de capítulos, ou a rede intrigante de histórias que vão se encaixando com destreza, ou os próprios personagens, principais ou secundários, talvez seja tudo que faça desse livro ter uma sacada tão boa. A história é, até certo ponto, atual e os personagens são reais; não são livres de mal e pecados, assim como, sob o olhar de outra pessoa, não são cruéis. Em uma pequena comparação com o Senhor dos Anéis, com suas longas descrições sobre paisagens, gramados, plantas, As Crônicas de Gelo e Fogo ganha por se focar nas descrições mais, diga-se assim, cinematográficas. Talvez uma coisa que possa confundir é a quantidade IMENSA de personagens, importantes ou não, porém sempre citados. Às vezes tem-se que voltar alguns capítulos para associar o personagem no contexto certo. Nada que estrague essa conquistadora história.

Guerra dos Tronos foi indicado e ganhou diversas premiações. Foi transformado este ano em uma série na HBO (que prometeu fidelidade máxima ao livro) e está previsto para ter sete épicos volumes.

É claro que você se interessou por esse livro, então clique aqui para adquiri-lo:

11 comentários:

Game of Thrones é Guerra dos Tronos em portugues???
Essas traduções são muito podres!!!

Na verdade, Game of Thrones ou "Guerra dos Tronos" é a traducao para o nome da série...
O livro foi traduzido antes da série e já existe no Brasil a algum tempo, mas só entrou em evidencia agora que a HBO fez a primeira temporada, baseada no primeiro volume da série A song of Ice and Fire (As cronicas de gelo e fogo) que se chama Game of Thrones... A serie contem 7 livro, mas ainda só existem 4 livros lancados, o quinto lanca esse ano e os outros dois nao existe previsao...

Ficou meio confuso neh, mas a série de livros foi publicada antes da série de TV ser produzida... alias muito antes, em 1996...

a melhor serie do genero ja feita! quem ainda não viu não sabe oque ta perdendo... to loco pra ver a 2º temporada!

Guerra dos tronos é o primeiro livro da série Cronicas de gelo e fogo (song's of ice and fire)
A HBO resolveu ficar com o titulo do primeiro livro pra série...provavelmente porque tem mais impoacto que songs of ice and fire.

Realmente o livro é muito bom, começei a ler o primeiro livro depois de assistir a serie, e a descrição de cada personagem foi algo que me chamou atenção, ele consegue envolver toda a historia que tem muitos personagens, sem deixar algum cair no esquecimento, ou seja, sabe dosar o momento certo de cada personagem na historia.

So existem 4 livros lançados, mas, traduzidos eu nao sei se ja tenha os 4 ou so os 2 primeiros, sabe me dizer?

Buxexap7 : Traduzidos em pt-br só tem 2. O terceiro chega agora no segundo semestre.

e acreditem quando eu digo que o segundo livro, na minha opiniao é muito melhor que o primeiro, A Fúria dos Reis será mais épico ainda quando passarem para série !!!

Eu lí o primeiro livro, assisti a série e estou lendo o segundo livro. É viciante. Sensacional.....Vale a pena ler.

Mas essa foto dessa mulher sentado em um trono, não é da série, e sim de outra, Camelot, que não é tão boa quanto A guerra dos Tronos.

A Song of Ice and Fire é 10x melhor que Lord of the Rings.
Senhor do anéis os personagens em grande maioria são chatos, salvo uma ou outra exceção.

Esse livro merece nada menos que a HBO na frente da produção da serie.
Só gostaria que os guerreiros de Ice and Fire lutassem mais entre si.
[SPOILER]
como se Jaime Lannister perdesse pra alguém importante antes de ser amputado, etc [/SPOILER]

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More