Translate / Traduza

English French German Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Rio

“Canta aí Lionel.”


Blu é a última arara azul macho de sua espécie. Capturado por contrabandistas de animais, ele vai parar o Minnesota, onde, por acaso, encontra Linda, uma moça que o adota (ainda filhote) e promete sempre cuidar dele. Até que um dia, Tulio, um estudioso de aves, vai até a biblioteca para levar Blu de volta para o Brasil, para poder acasalar com Jade, a fêmea, e assim, a espécie sobreviver. Mas não vai ser tão fácil, ainda mais com contrabandistas espreitando o casal raro de aves.


O roteiro do filme é bem construído e divertido. Acompanhar as peripécias de Blu, Linda, Rafael (o tucano) e companhia limitada é bem divertido. O filme não apela (como outras animações) para gags a cada cinco segundos e nem faz menções à cultura pop. É uma história mais voltada para a aventura do que para a comédia em si.


A animação, como sempre, impecável. Dá certo brilho nos olhos visualizar aquele colorido, aquela vasta gama de cores na coreografia do início do filme, o Blu filhote é meigo e fofo, o Rio de Janeiro é bem feito, seja nas praias, nas favelas e no sambódromo.


Aliás, o que não falta nesse filme é samba. A trilha sonora é basicamente levada nesse tom, sempre com alguma música de fundo brasileira. O samba é tão presente que, além de aparecer o sambódromo, mostra o quanto as aves adoram o samba e o Carnaval, algo tão presente na maioria dos brasileiros.


Carlos Saldanha, brasileiro já firmado nos Estados Unidos no ramo de animações, entrega Rio. Diretor da trilogia gelada e famosa A Era do Gelo, resolveu mudar um pouco os ares (e o clima) e fez um filme que usa de fundo seu país. O filme recheado de atores famosos dublando na versão original (Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, Rodrigo Santoro, Jamie Foxx, Will.i.Am, Leslie Man).


Rio é uma animação bacana. Leve, descontraída e divertida. Com cópias em diversas salas do país, tanto em 2D quanto em 3D, é uma pedida certa para esse fim de semana. Vá assistir e se divirta com essa turma de animais.


“Grita bem alto que eu não escuto com essa budega na cabeça.”


Rio, Animação, EUA 2011. Direção: Carlos Saldanha. Elenco (vozes): Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, Rodrigo Santoro, Jamie Foxx, Will.i.Am, Leslie Man.

3 comentários:

O filme Rio, como uma animação voltada para crianças é ótimo, sendo assim concordaria com tudo o que disse acima. Por outro lado, se você for analisar o filme como um adulto, ou melhor, como um brasileiro adulto que tem algum orgulho do país, esse filme é uma vergonha alheia do começo ao fim, pois apenas reforça os esteriótipos já bem conhecidos lá fora sobre esse país. Me lembra muito aquele episódio dos Simpsons que se passou também no Rio de Janeiro. O que não gostei é que reforça as idéias de que :
1) o Rio é a única cidade que presta no Brasil, se não a única existente;
2) fora o Rio, o resto é Amazônia;
3) no Brasil só tem malandro;
4) de que não temos controle algum do tráfego aéreo! Como que pode uma pista clandestina como aquelas na periferia do Rio? E como que um avião daquele tamanho, semelhante aos cargueiros das forças armadas estaria em poder de malandros de 5ª categoria?
6)No desfile de carnaval pode entrar quaquer um, inclusive com um carro alegórico feito as pressas. Minha nossa! Não dá pra perceber que esse filme piora a má imagem já existente do Brasil?

Bom, por ora eu fico aqui e esperarei comentários para discutir.

André, concordo contigo que se fosse pra analisar pra valer, diversas coisas do tipo que você disse teriam que ter sido apontados. Concordo.
Mas pra o filme poder acontecer e pra poder ter uma história, é preciso as vezes relevar esses pontos.

Até porque o filme é mais voltado para o público infantil, quer queira quer não, e eles não irão reparar nesses pontos. Eles só irão se divertir. =]

Qualquer coisa, estamos aí =]

A galera que comenta aqui deveria ser cineasta. Eu queria saber como é que se faz uma história de ficção sem reforçar estereótipos! Os gringos também reforçam seus estereótipos em filmes, mesmo naqueles que não tem humor. Não vi problema nisso! A animação é incrível! A história é super envolvente! E claro, não é um retrato real do Brasil... Quer ver realidade, assiste documentário!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More