Translate / Traduza

English French German Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

sábado, 30 de abril de 2011

Água Para Elefantes - Crítica

“Não sei se peguei o trem ou o trem que me pegou.”


Jacob Jankowski acaba de perder os pais devido a um acidente. Sozinho no mundo, ele decide não fazer a prova final de sua faculdade de veterinária e começa a vagar em rumo. Até que um trem surge e ele pega carona. Uma vez dentro, ele descobre que aquele trem é de uma companhia de circo, chamada Benzini Brothers. Lá, ele é “acolhido” e faz parte do pessoal que fica por trás do espetáculo, até ser contratado pelo dono, August, para ser o veterinário dos animais. Mas ele acaba se apaixonado por Marlena, a mulher de August.


O filme adapta um livro de mesmo nome, da autora Sara Gruen. O roteirista que o adaptou foi Richard LaGravenese. Não li o livro, mas o nome do filme pouco faz jus ao que realmente acontece. O elefante do título aparece, lá pela metade do filme, para ter apenas um papel secundário, de plano de fundo para eventos maiores que vão acontecer. O foco aqui fica por conta do triângulo amoroso entre Jacob, Marlene e August. O problema é que, desde o começo, o final se torna previsível.


As partes boas do circo, como as cenas em que a tenda é levantada, os espetáculos, o elefante, tudo que tem a ver com aquele universo mágico contrasta com um romance que não é tão crível assim. Robert Pattinson e Reese Whiterspoon não conseguem convencer como um casal apaixonado e as notícias que surgiram antes do filme ser lançado (Robert e Reese trocando farpas) apenas aumentam ainda mais a sensação de aquilo não ser real.


Os atores, aliás, também não empolgam muito, com uma excessão. Robert Pattinson prova que pode ser um bom ator, ele sorri e tudo mais, claramente fazendo esquecer do Edward de Crepúsculo. Reese Whiterspoon não está boa em cena. O único que realmente está bem é Christoph Waltz (Bastardos Inglórios) como o vilão de personalidade que muda constantemente. Ele é o melhor do filme, mesmo que, mais uma vez, interprete o vilão.


Água Para Elefantes é um filme razoável. Não se torna uma daquelas histórias de romance inesquecíveis na tela, mas tem alguns pontos positivos. Veja se você estiver numa vibe de um filme mais lento.


“I´m coming home.”


Water for Elephants, Romance/Drama, EUA 2011. Direção: Francis Lawrence. Elenco: Christoph Waltz, Reese Whiterspoon, Robert Pattinson, Jum Norton, Paul Schneider, Hal Holbrook, Richard Brake, Mark Povinelli.

2 comentários:

Olá. Me impressiona ler que você achou que o elefante ficou em segundo plano.

Talvez o fato de EU ser veterinária de animais silvestres tenha feito eu AMAR o filme!!!!!

Não acho que a interpretação do romance foi ruim. Acho que a idéia era justamente deixar o romance em segundo plano, e focar nos maus-tratos a animais e como eles são inteligentes - pra mim foi uma ótima sacada o cara que vendeu o elefante dizer que elefantes são burros, e lá pelas tantas descobrimos que o elefante entende polonês....

Suelen Sanches Ferreira, veterinária.

É que, na minha opinião e no meu ver, o elefante ficou mais em segundo plano. O que estava em cena mesmo era o romance.
Mas aí vai de opinião pra opinião né :)

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More