Translate / Traduza

English French German Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Coluna Livristica: Eu Sou o Número Quatro



“Nove de nós escaparam...
O Número Um
foi morto na Malásia.

O Número Dois
Foi Assassinado na Inglaterra.

O Número Três 
Foi perseguido e capturado no Quênia.

Antes de ir atrás dos outros.
Eles virão atrás de mim...

Eu sou o 
Número Quatro.”


Criado pela dupla de americanos James Frey e Jobie Hughes (e usando o pseudônimo de Pittacus Lore para assinar o livro e dar entrevistas), Eu Sou o Número Quatro é o primeiro livro de uma serie chamada Os Legados de Lorien, composta de cinco volumes que irá narrar as histórias dos remanescentes, sendo que o próximo será The Power of Six, previsto para agosto, que narrará a história da Número Sete.

A história do livro acompanha Número Quatro, um dos sobreviventes do massacre do seu planeta natal Lorien. Ele e seu guardião e protetor Henri, vivem de cidade em cidade na Terra, sempre fugindo dos mogadorianos, seres responsáveis pela destruição de Lorien e que estão no planeta para caçar os remanescentes. Mas por trás disso, eles tem outras intenções.

O livro então vai acompanhando a história de Número Quatro, agora com a alcunha de John Smith, em mais uma cidade: Paradise, em Ohio. A ida à escola, a descoberta de seu Legado, o surgimento do amor e ação.

Mas a trama não fica só na superficialidade. Conforme a trama vai se desenrolando, o passado também é apresentado, como flashbacks de John com seu planeta natal e os eventos que o levaram até aquele ponto. E também ocorre o levantamento de dúvidas e menções que só aumentam a curiosidade pela ficção.
O bom do livro é que ele tem uma leitura simples. Você vai lendo e não se cansa de acompanhar a história. Não há palavras complicadas e os capítulos não se prolongam por muito tempo.

Claro que há algumas coisas que não são boas, como o personagem perfeito sem uma fraqueza aparente, o pano de fundo (cenário) em que a história transcorre ser bem teen, digna de quase uma Malhação: Garoto novo deslocado no colégio se apaixona pela menina bonita, mas essa é ex do garoto mais popular do colégio e jogador de futebol americano.

Comparando o livro com o filme, o livro (assim como a maioria dos casos) é muito superior ao filme. Aqui  há um maior aprofundamento dos personagens, o surgimento dos Legados, a relação de mentor/aprendiz pai/filho entre Heris e John é mais desenvolvida, a personalidade deles são diferentes, acontecimentos são mais bem explicados.

Mas no final o saldo é mais positivo que negativo. É uma leitura leve e que entretêm. Legal para quem quer começar a ler ou está atrás de um começo de saga. Tem ficção na medida, tem romance, é divertido, tem bastante ação e que deixa vontade de ler a continuação.


"Nove de nós vieram pra cá. Somos parecidos com vocês. Falamos como vocês. Vivemos entre vocês. Conseguimos fazer coisas que vocês apenas sonham em fazer. Temos poderes que vocês apenas sonham em ter. Somos mais fortes e mais rápidos do que qualquer coisa que já viram. Somos os super-heróis que vocês idolatram  nos filmes e nos quadrinhos – porém, somos reais."


Se interessou pelo livro? Adquira pela imagem abaixo:



PROMOÇÃO

E aproveitando essa Coluna Livrística, iremos sortear um exemplar de Eu Sou o Número Quatro. Para participar, veja as regras abaixo:

  1. Siga o SOA no Twitter;
  2. É obrigatório morar em território nacional (a.k.a. Brasil)
  3. Tweet a frase abaixo, exatamente do jeito que ela se encontra (e isso inclui o link):
Eu sigo o @stuff_artie e quero ganhar o livro Eu Sou o Número Quatro - http://kingo.to/yZO

O sorteio será realizado na próxima terça, dia 26, pelo Sorteie.me.

Boa sorte.


2 comentários:

Aii adorei o Post *-*, eu tava procurando um pequeno resumo pra falar pros meus amigos, de tanto q eu falava do filme e do livro, e o de vcs ta ótimoo.
e ja to participando da promoção *-* e divulgando tbém hehe'

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More