Translate / Traduza

English French German Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Como Você Sabe - Critica

“Eu toquei na sua perna.”


George é afastado da empresa em que trabalha com o pai quando começa a ser investigado pelo governo. Lisa é uma atleta de softball que acaba de descobrir que foi cortada do time dos Estados Unidos. Num momento difícil para ambos, eles se conhecem. George se apaixona por Lisa, mas ela acabou de começar a namorar Matty, um jogador de beisebol também, que não sabe como se comportar em um relacionamento sério.


O roteiro e a direção ficaram a cargo de James L. Brooks. Brooks, mesmo não tendo uma grande lista de filmes, tendo apenas seis filmes nas costas em termos de direção (incluindo Como Você Sabe), três foram indicados à categoria de melhor filme: Laços de Ternura (1983), Nos Bastidores da Notícia (1987) e Melhor é Impossível (1997). Dos três, apenas Laços de Ternura levou o Oscar.


Tendo isso em mente, esperava que esse novo filme do diretor fosse muito bom. Ledo engano. O roteiro do filme se perde em diversos momentos, carregando uma história que poderia ser mais concisa e direta ao ponto. Essa demora em que as coisas aconteçam acrescenta um bom tempo à trama (o filme tem 121 minutos). Ter tirado uns 20 minutos não faria mal algum e até melhoraria a trama.


O fato de ter praticamente três histórias dividindo a tela que faz com que o longa se torne longo: O relacionamento de Lisa com Matty, a amizade/romance entre ela e George e esse sendo indiciado e tentando fugir do confronto com o pai. Matty que é interpretado por Owen  Wilson e Lisa por Reese Whiterspoon não acho que chegam a conversar como um casal, ao contrário de quando ela está com George, interpretado por Paul Rudd. Eles convencem mais juntos e fica mais agradável ver a história dos dois do que a dela com Owen.


Quanto aos atores, do quarteto principal que aparece no pôster, apenas Paul Rudd e Jack Nicholson estão bem no filme. Eles convencem. Rudd sempre tem seu carisma de sobra e Nicholson, mesmo que apareça pouco, rouba os momentos em que está em cena. Owen Wilson interpretando o sujeito sem tato para relacionamentos e com um raciocino um tanto quanto lento é legal no começo, mas ao longo do filme perde a força.


O trailer do filme, quando vi, mais me pareceu uma comédia romântica do que um romance em si. O filme segue claramente a segunda opção. Os parcos momentos de comédia que têm ao longo da trama são quase todos que estão no trailer, infelizmente.


Como Você Sabe começa bem, perde seu foco durante o decorrer da história, mas volta a agradar quando vai chegando ao seu final. Não é um filme sensacional, mas é competente no que se propõe.


“Good fone call.”


How do You Know, Romance, EUA 2010. Direção: James L. Brooks. Elenco: Paul Rudd, Reese Witherspoon, Owen Wilson, Jack Nicholson, Andrew Wilson, Shelley Conn, Kathryn Hahn.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More