Translate / Traduza

English French German Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

terça-feira, 17 de maio de 2011

Coluna Livrística: Um Capricho dos Deuses


Um Capricho dos Deuses conta a história de Mary, boa mãe e esposa, professora conceituada da Universidade Estadual do Kansas. Brilhante, Mary atrai a atenção do Governo Estado Unidense, que a convida a ser sua embaixadora, proposta recusada. De vida simples na cidade pequena ela se vê totalmente confusa ao perder o marido em um trágico e súbito acidente. Por esse motivo, resolve aceitar o antigo convite governamental e assim se torna a embaixadora americana na Romênia, país situado na Cortina de Ferro, influenciada pela União Soviética da Guerra Fria.

"Um sonho. Este é o meu mundo real. E agora é melhor eu me apontar para a minha próxima aula de ciência política."

Em clima de guerra iminente, Mary sabe desde o princípio que não será fácil, porém é quando ela começa a desconfiar de pessoas próximas que querem ver sua aniquilação que sua vida vira um inferno. A presença de líderes mundiais poderosos, o ceticismo e falta de gentileza de seu subchefe Mike Slade, Angel, contratado para lhe matar e o estonteante médico Louis Desforges só contribuem para criar ainda um clima mais enigmático para a trama. Nesse contexto de espionagem, Sidney Sheldon consegue prender com as armas certas o leitor, com uma escrita fluída e cenas comuns, peças chaves de grandes livros de suspense.

" - (...) Na minha humilde opinião, dar um curso de ciência política na Universidade Estadual do Kansas não qualifica qualquer pessoa a se tonar embaixadora de um dos lugares mais delicados do mundo."

O problema é esse. Sidney Sheldon pode ser criativo, seus desfechos são surpreendentes. Mas todo livro tem muitos traços iguais. Não é somente 'estilo do autor'. Suas personagens principais sempre serão decididas, fortes e gostosas e não ocorre um aprofundamento de nada. Aconselho a ler dois ou três livros de sua (vasta e não diversificada) coleção e parar por aí, para realmente não cansar.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More