Translate / Traduza

English French German Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Os Agentes do Destino - Critica

“Você é o presidente?”


David Norris é um congressista em campanha. Quando descobre o resultado das eleições, ele entra no banheiro para preparar um discurso. Lá dentro ele encontra Elisa, uma bailarina que está se escondendo. Conversando, a química entre os dois surgem. O problema é que eles não podem ficar juntos. Sem querer, David vê os “Agentes do Destino”: pessoas que existem para que o curso da humanidade e das pessoas seja respeitado. Eles informam para o congressista que seu destino já está escrito e ele não pode ficar com Elisa. David se opõe e então começa a corrida entre ele, querendo encontrar Elisa, e os agentes, tentando evitar.


O filme adapta um conto de Philip K. Dick, um famoso escritor americano de ficção cientifica. O conto, de nome The Adjustment Team, de 1954, é usado apenas como base para o filme. A base são os próprios agentes. E então a história se foca num romance-ficção cientifica. Há a ação nas fugas de David e nas perseguições dos agentes, mas o foco claro é no romance entre ele e Elisa.


Mas a ficção que é colocada para tecer a trama não é ignorada. Ao longo dos 106 minutos de duração, os agentes aparecem e mostram o que são, que são poderosos e ao mesmo tempo não são. E as dúvidas que são levantadas ao longo da trama são boas também. Como “por que eles fazem isso?”, “David e Elise não podem ficar juntos por que motivo?”, “Esses agentes são o que?” e tantas outras que vão surgindo ao longo da trama. E é instigante você vê-los em ação, pulando de porta em porta. E ficamos tão perdidos quanto David, uma vez que só sabemos as respostas que ele sabe. Seria até legal ter mais espaço para essa ficção dos agentes.


O romance em questão convence. Matt Damon como David e Emily Blunt como Elisa convencem como um casal, há uma certa química entre eles. E isso é bom, pois o ponto central da história acaba sendo a motivação do personagem de Damon buscar sempre a Elisa. E o fato dele conseguir transparecer isso leva que o espectador torça por eles, mesmo em volta de improbabilidades. E os agentes interpretados por Anthony MackieTerence Stamp, John Slattery são ótimos. Mesmo sendo antagonistas, você acaba gerando simpatia pelo agente Harry, do ator Stamp.


O longa marca a estreia do roteirista George Nolfi (ele assina também o roteiro desse filme) como diretor. E ele se mostra competente.  Com boas cenas de ação, um romance plausível desde o começo, antagonistas misteriosos e questões levantadas que podem até envolver religião, dependendo de quem assiste, Agentes do Destino é filme bem construído e até intrigante. Poderia ter mais ficção que romance, mas o resultado final se mostra mais satisfatório que o contrário.


“ Let´s race.”


The Adjustment Bureau, Romance/Ficcção Científica , EUA 2011. Direção: George Nolfi. Elenco: Emily Blunt, Matt Damon, Michael Kelly, Anthony Mackie, Terence Stamp, John Slattery.

2 comentários:

cara, de vez em quando eu passo por aqui para ver se tem algo de bom que eu possa buscar assistir segundo seus posts. O problema é que você conta MUITO spoiler na hora de falar sobre um filme. AS vezes como foi o caso deste post eu me interessei pelo filme no segundo paragrafo que você escreveu e parei de ler para não saber MAIS sobre o enredo do filme.

Abraço.

Mauricio, obrigado pelo alerta. Vou começar a maneirar nos spoilers.
Abraço.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More