Translate / Traduza

English French German Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Velozes e Furiosos 5: Operação Rio - Critica

“Isso é o Brasil!”


Brian e Mia acabam de ajudar Dom, que estava indo para a cadeia. Com as autoridades em seu encalço, os três decidem se separar para, tempo depois, se encontrarem no Rio de Janeiro. Sem dinheiro para seguir em frente, Brian decide participar de um assalto, que acaba dando errado. Agora, os capangas de um executivo criminoso do Rio (junto com um grande contingente de policiais corruptos) estão atrás de Dom e Brian. E para complicar ainda mais a situação chega ao país Luke Hobbs, um agente americano que quer, a todo custo, prender Dom, Brian e Mia.


O roteiro claramente foca a ação nesse filme. Olhando de longe, é o que foi mais trabalhado de todos os cinco filmes. Mas isso quer dizer que ele é excelente? Comparando com os anteriores sim. A história, mesmo com falhas aqui e acolá, funciona. Cada vez, o roteirista Chris Morgan e o diretor Justin Lin vão abandonando mais o fetiche exacerbado pelos carros presentes nos outros filmes da franquia, e passam a focar em Dom e companhia. O único vislumbre do que a série costumava ser fica por conta de um racha que acontece numa cena.


Um dos problemas é que o titulo dos anteriores não vai mais fazendo sentindo aqui. Se antes o negócio era realmente algo voltado para velozes, com rachas a todo instante, aqui isso é deixado de lado. O furiosos sim faz mais sentido, com direito a fugas a pé, porrada rolando solta, perseguições de carro e até um míssil. Aliás, as cenas de ação aqui funcionam que é uma beleza. Desde o começo o filme mostra para o que veio. E ao longo da trama a adrenalina e a ação vão aumentando, culminando num clímax longo e bom e que dá adeus a qualquer lei da física que possa existir. Se para eles não há física, desencane e se deixe levar.


O foco do filme segue claramente uma linha a laOnze Homens e um Segredo”. É impossível não perceber isso ao longo do filme, quando a turminha toda é reunida para um grande assalto. Vindos de filmes anteriores da série, cada um tem sua especialidade e tem um papel fundamental para que a trama desenrole. Ludacris e Tyrese Gibson do segundo filme, Sung Kang do terceiro...a turma é grande.


Um dos problemas do filme fica pelo humor involuntário que os diálogos em português geram. É estranho ver um brasileiro falando com sotaque gringo. Numa determinada cena de ação, o riso no cinema foi grande por conta de uma frase. A trilha sonora é boa e ambienta o longa, mas nos funks que rolam durante o filme, é perceptível o sotaque gringo.


Velozes e Furiosos 5: Operação Rio é um filme brasileiro que não se passa no Brasil. Filmando em Porto Rico, mas com as cenas aéreas feitas aqui para deixar a ambientação situada, é um filme de pura ação. Diverte. Tem humor que é engraçado, tem as cenas de ação que são boas, tem até a briga entre dois gigantes: Vin Diesel e  The Rock. Uma boa pedida de cinema pipocão nesse final de semana.

P.S.: fiquem até acabar os créditos com animação, pois ainda tem mais uma cena, com mais uma participação de outro personagem da série que deixa um, possível, gancho para um sexto filme.


“You believe em ghost?”


Fast Five, Ação, EUA 2011. Direção: Justin Lin. Elenco: Vin Diesel, Paul Walker, Dwayne Johnson (The Rock), Chris Bridges (Ludacris), Tyrese Gibson, Jordana Brewster, Joaquim de Almeida, Sung Kang, Matt Schulze, Gal Gadot, Elsa Pataky, Tego Calderon e Don Omar.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More