Translate / Traduza

English French German Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

127 Horas

“Ops.”


Aron Ralston é um alpinista que sai por aí para andar, escalar, correr, pedalar em vários cantos dos Estados Unidos. Numa dessas viagens, porém, ele teve seu antebraço direito preso por uma rocha que se descolou. Tentando sobreviver a qualquer custo, ele usa de qualquer forma para tentar sair dali.


A história é baseada no livro do próprio Aron, que passou mais de cinco dias preso, sem ninguém saber que ele estava ali e tendo que racionar a pouca comida e água que ele tinha e tendo como forma de sair dali a maneira mais desesperadora.


Danny Boyle, diretor de Trainspotting e do vencedor do Oscar Quem Quer Ser Um Milionário?, alterna o longa com Aron tentando sair dali, ele conversando com a filmadora e ele tendo flashbacks de momentos da vida dele.


E essa divisão acaba enfraquecendo um pouco o filme. As cenas com Aron tentando mover a pedra, fazendo força, fazendo de tudo para sobreviver são o ponto alto do filme. Quando Boyle começa a cortar freneticamente, colocando flashbacks e ele conversando com a câmera (não que sejam ruins) acabam cortando o clima tenso, infelizmente.


James Franco (de Homem Aranha e Comer, Rezar, Amar) consegue carregar tranquilamente o filme. Numa história em que se baseia somente em sua atuação para funcionar, o ator convence como um ser humano que gosta de viver e a empolgação, com ele conversando com as garotas no começo da trama, pedalando e caindo do chão. Pra logo depois ele mostrar que também consegue ser sério e pensar antes da fazer algo com aquela rocha o prendendo.


O filme concorre a seis Oscar: Melhor Canção Original, Melhor Trilha Sonora, Melhor Montagem, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator e Melhor Filme. Merecida mesmo, eu considero apenas pela atuação do Franco. Mas ele provavelmente não levará, uma vez que está disputando com Colin Firth, de O Discurso do Rei.


A cena que tanto falam e que chegou a causar desmaios e vômitos é tensa e agoniante, mas não para chegar a tanto.E a cena que mostra a extrema sede que Aron tem com recortes de diversas propagandas de bebidas é bem feita. É um filme bom, mas que poderia ser melhor se Boyle se foca-se na parte em que ele fica preso. Melhor opção para essa semana.


“Scooby-Doo.”

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More