Translate / Traduza

English French German Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Coluna Livrística: Cai o Pano



Cai o Pano é ó último conto de Hercule Poirot, detetive belga e protagonista de diversas obras de Agatha Christie. Cai o Pano é narrado do ponto de vista de Arthur Hastings, grande amigo de Poirot, no mesmo lugar que se deu seu primeiro caso policial: Style Court, Essex. Há uma estranha tensão no ar, já que aquele lugar foi palco, havia muitos anos, de um assassinato.
Os dias se passaram. Foi um período não muito agradável, com um sentimento constante de que alguma coisa estava para acontecer.”
Styles é uma estalagem, onde encontramos vários personagens, que ao longo da trama, você (obcecado) começa a desconfiar. Entre eles há um assassino, um criminoso perfeito que a lei comum não pode apanhar. Poirot então, mesmo em grave estado de saúde, decide investigar o que seria seu último caso.
O desfecho do livro é inesperado, claro. Apesar disso, com a leitura contínua dos seus romances, você começa a perceber certas sutilezas em torno do que ela quer mostrar. E mesmo assim, é dificílimo adivinhar em cheio quem é o assassino e o seu motivo.

Eu tenho orgulho de dizer que não trabalhei esses anos todos com Poirot em vão. Sabia exatamente que precauções tomar.”
Não é o único livro da Agatha que eu recomendo. Na verdade, todos os livros dela têm uma coisa em comum: te deixam tenso. Ainda mais se você gosta de livros policiais, com muita intriga e aquela sensação de “Quem vai morrer agora?”. Não é a toa, por exemplo, que O Caso dos Dez Negrinhos é um dos seus romances mais famosos. O que tem de morte e desconfiança nesse livro é fenomenal. Cai o Pano não fica pra trás, aliás, é diferente de todos os livros que Agatha Christie jamais escreveu.

2 comentários:

Pequena correção, o nome do livro é "Cai o Pano", não "Caiu o Pano" (é só para adicionar, não é para ser chata nem nada). É realmente um dos melhores livros da Agatha, principalmente para quem lê toda a série, muito emocionante.

ow anônima, valeus mano, agatha deveria estar se revirando no túmulo e mandando todos seus fantasmas pra mim kekeke obrigada pelo coments uhul

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More