Translate / Traduza

English French German Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Coluna Livrística: O menino do pijama listrado




Conta a história de Bruno, um garoto de nove anos, na Alemanha nazista. Bruno é rico e como a maioria dos ricos, é mimado. Então, ele não compreende o por quê em uma manhã ele ter de se mudar e ficar longe dos seus três melhores amigos pra vida toda. O que ele não entende e nunca entendeu é que eles estavam se mudando por causa da II Guerra Mundial, porque seu pai era um importante oficial do Exército alemão e porque ele era um nazista. O que ele sabe, apenas, é que sua irmã é um Caso Perdido.

O menino do pijama listrado foi escrito por John Boyne em dois dias e meio. Esse fato não faz com que o livro seja menos interessante, pelo contrário. Livros sobre guerras chovem por aí, mas acredito que nenhum tenha a perspectiva que esse tenha. Bruno, claramente, não tem a mais vaga ideia do que ocorre ao seu redor. O egoísmo e a inocência de Bruno acabam fechando-o em seu próprio mundo que cedo ou tarde, o leva a uma cerca.

Qual era a diferença, exatamente?, ele se perguntou. E quem decidia quem usava os pijamas e quem usava os uniformes?”

Quando um dia ele sai pra explorar, ele chega até essa cerca, que por um longo tempo foi alvo de sua curiosidade. Ali, do outro lado, ele conhece Shmuel, um menino da sua idade, que usa uma espécie de pijama listrado e nunca pode passar pro seu lado da cerca, por razões que ele nunca quer explicar. Bruno passa a visita-lo frequentemente e surge entre os dois essa estranha amizade.

“Ou eu poderia ir até aí”, disse Bruno “Quem sabe você me apresenta aos seus amigos”, acrescentou ele, esperançoso. Ele torceu para que Shmuel abraçasse sua ideia, mas aparentemente ele não o faria. “É que você está do lado errado da cerca” disse o outro menino.

O menino do pijama listrado foi transformado em filme em 2008, e dirigido por Mark Herman. O livrou venceu dois Irish Book Awards e nomeado ao British Book Awards. Por mais que ele continue sendo um garoto, há uma evolução sua ao longo do livro que não teria ocorrido sem a ajuda do seu novo amigo. Seu melhor amigo.

Se você se interessou pelo livro, adquira-o pela imagem abaixo:

2 comentários:

Genteee...
comprem este livro ou peguem ele em alguma biblioteca. Não posso dizer que é maravilhoso pois se trata do holocausto mas é uma leitura interessantíssima: a guerra vista pelos olhos de um garoto. Impressionante e comovente! Parabéns pelo post! (dificilmente vemos alguém recomendando livros...)

Concordo com a Taísa e recomendo também o livro.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More