Translate / Traduza

English French German Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Coluna Livrística: O Pequeno Príncipe



Um livro pequeno, com menos de 100 páginas, letras grandes e desenhos. Não é um livro para crianças. Já na primeira página você encuca com o segundo desenho (feito pelo próprio autor, Antoine de Saint-Exupéry) que, pelas palavras do narrador, não é compreensível para quem já é adulto.
Uma fábula que conta a história de um homem perdido no meio do deserto do Saara após haver uma pane em seu avião. Sem qualquer perspectiva de encontrar alguém em um lugar tão pouco habitável, ele se surpreende ao encontrar um menino extraordinário. Ele está vestido de maneira excêntrica e já lhe pede que desenhe um carneiro, sem demonstrar nenhum sinal de estar perdido, com sede ou abandonado. Só queria um desenho de um carneiro.

O menino vem do asteróide B 612 (embora não se possa comprovar tal fato) e a Terra é um dos lugares que o príncipe está visitando. O enfoque da história são os planetas e criaturas que ele já conheceu, cheio de estereótipos da nossa sociedade, com seu narcisismo, mania de grandeza e vícios, interpretados por um ingênuo e sagaz garoto.

"Exatamente, disse a raposa. Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo..."

Uma das personagens que recebe mais destaque em O Pequeno Príncipe é a rosa que vive em seu planeta. Longe de ser uma rosa comum (como tudo no livro), ela é a "coisa" mais importante para o príncipe que a protege e cuida, embora ela finja não gostar de toda essa atenção.
" - Não demores assim que é exasperante. Tu decidiste partir. Vai-te embora!
Pois ela não queria que ele a visse chorar. Era uma flor muito orgulhosa..."

Parece ser fácil, mas poucas pessoas compreendem verdadeiramente O Pequeno Príncipe. Não é um livro infantil, é um livro sobre a infância. E há uma grande diferença nisso.


Se você se interessou pelo livro, adquira-o pela imagem abaixo:

2 comentários:

Eu li esse livro maravilhoso, mais de uma vez, diversas! Amo demais, me emociona, ah essa Rosa metida.. Como adoro! Assim como meu principezinho..

Nunca li esse livro, mas dizem ser muito bom!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More