Translate / Traduza

English French German Spain Italian Portuguese Japanese Chinese Simplified

sexta-feira, 11 de março de 2011

Rango

“Eu vou desnudar o mistério e expor suas partes íntimas.”


Um camaleão de estimação que gosta de interpretar acaba caindo, por acidente, no Deserto de Monjave. Perdido, ele acaba encontrando Feijão, uma fazendeira que o leva até o vilarejo Poeira. Lá, ele cria Rango, um ser heroico que logo ganha a atenção de todos. Mas Rango não é nada do que fala, e isso pode leva-lo para seu fim.


O roteiro do filme é algo soberbo. Sem a menor sombra de dúvidas. É superficial para as crianças e extremamente profundo para os adultos. Há diversas nuances ao longo da história, desde a crise de identidade do Rango, passando pelo problema de falta d´água e chegando, vejam só, até corrupção. E é tudo tão bem acertado que não fica chato.


Mas além desses pontos, o roteiro consegue focar na história do Rango, mostrando a evolução do personagem. Há também diversas, mas diversas referências e homenagens a diversos filmes do gênero Western Spaghetti, como a fuga de carroça ao melhor estilo Velho Oeste, com a música Cavalgada das Valquírias durante um bombardeio (Apocalipse Now), tendo pitadinhas de Senhor dos Anéis no subterrâneo e culminando da incrível homenagem à Clint Eastwood.


Além do ótimo roteiro, a animação não deixa nada a desejar. A Industrial Light & Magic (ILM) fez uma animação muito bem feita. Os cenários, os personagens, tudo está bem feito. A cena em que uma única gota é despejada para diversos bichinhos entrarem é bela. Ponto positivo para eles.


Mas de nada adiantaria se os personagens não fossem carismáticos. E aqui são. Rango é o herói, é o protagonista e sim, você passa a gostar dele. Feijão (sim, Feijão) é a caipira, mas que tem seu conhecimento para não ser passada para trás. A “gangue” que acompanha Rango nas empreitadas também tem o seu quê de divertidos e inesquecíveis. Jake Cascavel faz muito bem o papel de antagonista, do ser malvado por ser. E vejam só, o Quarteto de Corujas é impagável, são os melhores cantando durante o filme.


Veja o filme, sinceramente. É a melhor animação de 2011 até agora. E, sem sombra de duvida, uma das melhores do ano. Mesmo. É tudo tão bem feito que você vai gostar e ficará na sua cabeça por um bom tempo. A trilha sonora de Hans Zimmer é excepcional e carrega brilhantemente o filme. E veja dublado. A dublagem não estraga, em nada, a experiência. Chego a dizer que a deixa mais divertida ainda.


“Eu vou dar um tiro no meio da sua fuça.”


A canção tema do filme, feita por Los Lobos.

3 comentários:

Como já foi dito, o filme realmente acertou na qualidade da animação, na trilha sonora, na dublagem, no enredo.. enfim, acertou em tudo. É um filme aproveitável pro público infantil, mas é um filme nitidamente mais voltado pro publico adulto, como se percebe ao assisti-lo. Excelente animação.

la encima (ocioso) diz que é uma porcaria e aqui diz que é bom eu acho que deve ser bom o gay la de cima que disse que é ruim

Embora RANGO não tenha me conquistado completamente, também acho um filme notável. Desde a técnica impecável até a narrativa ousada, com referências que funcionam muito bem na história e uma trilha marcante que homenageia Morricone. Um faroeste místico em animação: realmente é único. 4/5

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More